
A Melhor Maneira de Falar com Deus
Oração
"Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará em Jesus Cristo os corações e pensamentos de vocês."
(Filipenses 4:6-7)
O que dizer? Como dizer?
"Quando você falar com Deus, não seja precipitado, e o seu coração não se apresse a falar, porque Deus está no céu, e você está na terra. Por isso, fale pouco." (Eclesiastes 5:1)
Orar é abrir o coração e falar com Deus de maneira simples e objetiva, podendo ser feita de forma silenciosa ou pública. A oração é um diálogo, portanto não há necessidade de dizer frases decoradas, exceto quando oramos o Pai Nosso. Podemos agradecer, glorificar, pedir, suplicar e clamar, sempre levando em consideração a nossa condição de servo. Temos que ter a consciência de que estamos falando com Deus e a reverência deve predominar no ato da oração. Assim, devemos evitar o palavreado demorado, o excesso de palavras e sempre atentar para o tom de voz utilizado, no caso da oração pública.
6 "Quando você orar, entre no seu quarto, feche a porta, e ore ao seu Pai em secreto; e o seu Pai, que o vê em secreto, recompensará você. 7 Quando vocês orarem, não usem muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por causa do seu palavreado. 8 Não sejam como eles, pois o Pai de vocês sabe oque vocês precisam, ainda antes que vocês façam o pedido.
9 Vocês devem orar assim: Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. 11 O pão nosso de cada dia nos dê hoje . 12 Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. 13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. (Mateus 6)
Oração é Alimento
"Sejam constantes na oração; que ela os mantenha vigilantes, dando graças a Deus."
(Colossenses 4:2)
Deus nos fala através de Sua palavra. Por meio da oração nós falamos com Ele, e assim a comunicação se completa. Conforme Jesus ensina, nossas orações não devem ser longas, mas devem ser frequentes e incessantes. Oração é como a alimentação: é mais saudável comer uma quantidade razoável a cada 3 horas, do que ficar longos períodos em jejum e depois comer porções exageradas e que nos deixam empanturrados, prejudicando a saúde. Assim também devem ser nossas orações: preces não demoradas em intervalos de 3 em 3 horas. A exemplo do profeta Daniel (Dn 6:10), orar três vezes ao dia é o mínimo para mantermos uma ligação constante com o Senhor.
1 "Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre, sem nunca desistir. Ele dizia:
2 «Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3 Na mesma cidade havia uma viúva, que ia à procura do juiz, pedindo: ‘Faça-me justiça contra o meu adversário!’ 4 Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum; 5 mas essa viúva já está me aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não fique me incomodando’.»
6 E o Senhor acrescentou: «Escutem oque está dizendo esse juiz injusto. 7 Será que Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8 Eu lhes declaro que Deus fará justiça para eles, e bem depressa. Mas, o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar a fé sobre a terra?»" (Lucas 18)
Deus sabe tudo o que precisamos, mas Ele tem prazer em ouvir as nossas preces. Quanto mais oramos, erguendo mãos limpas e o coração puro, mais o Senhor se agrada. Nossas orações são ofertas agradáveis que sobem ao trono de Deus junto com ofertas de incenso.
"Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos limpas, sem ira e sem discussões."
(1 Timóteo 2:8)
"E outro Anjo se colocou perto do altar: tinha nas mãos um turíbulo de ouro. Ele recebeu uma grande quantidade de incenso para ser oferecido, juntamente com as orações de todos os santos, sobre o altar de ouro, que está diante do trono. 4 Da mão do Anjo subia até Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos." (Apocalipse 8:3-4)
Em Todas as Situações
"Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos." (Efésios 6:18)
Situações em que devemos orar:
a) Preparação para grandes decisões (Lucas 6:12-13)
b) Derrubar barreiras demoníacas na vida das pessoas (Mateus 17:14-21)
c) Solicitar reforço para a colheita espiritual (Lucas 10:2)
d) Obter forças para vencer a tentação (Mateus 26:41)
e) Fortalecimento mútuo (Efésios 6:18-19).
f) Santificação (1Timóteo4:4-5)
"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta." (Mateus 7:7)
"De fato, tudo o que Deus criou é bom, e nada é desprezível se tomado com ação de graças, porque é santificado pela palavra de Deus e pela oração. (1Timóteo 4:4-5)
"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". (Mateus 26:41)
Condições para que a oração seja aceita
"Aquele que desvia os seus ouvidos de ouvir a Lei, até a sua oração será abominável." (Provérbios 28:9)
"Quando você for ao Templo, esteja bem atento a si mesmo: É melhor ter ânimo disposto para obedecer, do que oferecer sacrifícios junto com os insensatos, que não percebem o mal que estão fazendo. Quando você falar com Deus, não seja precipitado, e o seu coração não se apresse a falar, porque Deus está no céu, e você está na terra. Por isso, fale pouco." (Eclesiastes 5:1)
"Sabemos que Deus não ouve os pecadores, mas ouve aquele que o teme e faz a sua vontade." (João 9:31)
"Vocês não recebem, porque não pedem. E vocês pedem, mas não recebem, porque pedem mal, com intenção de gastarem em seus prazeres. Idólatras! Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo é inimigo de Deus. (Tiago 4:2-4)
Deus nos fala através das Escrituras e da sua Lei. Se desejamos que Deus ouça as nossas orações e atenda os nossos pedidos, precisamos primeiramente ouvir o que Ele tem a nos dizer. Além de ouvir, devemos também obedecer a vontade do Senhor. Fazendo assim, podemos ter a certeza daquilo que pedimos. O pecador que se arrepende, confesa o seu pecado e deixa, esse tem sua oração atendida por Deus.
Mais importante que falar, é ouvir a Deus através de sua palavra, e obedecer.
Postura ao Orar
Prostrado, de Joelhos ou em Pé?
Ajoelhar com mãos erguidas ou prostrar-se com rosto por terra, são as posições que mais encontramos nos relatos bíblicos. São vários os exemplos: Davi, Salomão, Daniel, Esdras, Pedro, Paulo além do próprio Jesus Cristo. Portanto, é o mínimo que nós como servos devemos fazer quando nos dirigimos à Deus, para orar ou adorar.
"40 Chegando ao lugar, Jesus disse para eles: «Orem para não caírem na tentação.» 41 Então, afastou-se uns trinta metros e, de joelhos, começou a orar: 42 «Pai, se queres, afasta de mim este cálice. Contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua!» 43 Apareceu-lhe um anjo do céu, que o confortava. 44 Tomado de angústia, Jesus orava com mais insistência. Seu suor se tornou como gotas de sangue, que caíam no chão. 45 Levantando-se da oração, Jesus foi para junto dos discípulos, e os encontrou dormindo, vencidos pela tristeza. 46 E perguntou-lhes: «Por que vocês estão dormindo? Levantem-se e orem, para não caírem na tentação." (Lucas 22)
"Quando Salomão acabou de dirigir a Javé toda essa oração e súplica, levantou-se diante do altar de Deus, no lugar em que estava ajoelhado e de mãos erguidas para o céu." (1Reis 8:54)
"Toda a assembleia permaneceu prostrada em adoração, o cântico se prolongou e as trombetas tocaram; tudo isso até que terminou o holocausto. Quando acabou, o rei e toda a sua comitiva se ajoelharam e se prostraram. (2Crônicas 29:28-29)
"Caí de joelhos com as mãos estendidas para o Senhor, para o meu Deus, e orei. (Esdras 9:5,6)
"Três vezes por dia ele se ajoelhava ali para orar e louvar o seu Deus, e assim fazia sempre. (Daniel 6:11)
"Como me apresentarei a Deus? Como é que eu vou me ajoelhar diante do Deus das alturas?" (Miqueias 6:6)
"Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus, e todo o povo, com as mãos erguidas, respondeu: «Amém! Amém!» Depois se ajoelharam e se prostraram com o rosto por terra diante de Deus." (Neemias 8:6)
"Na praia, nos ajoelhamos para orar." (Atos 21:5)
“Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se”. (Atos 9:40)
“E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos e orou com todos eles”. (Atos 20:36)
“Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Efésios 3:14)
"E a cada vez que os Seres vivos fazem isso, os vinte e quatro Anciãos se ajoelham diante Daquele que está sentado no trono, para adorar aquele que vive para sempre. Cada Ancião tira a coroa da cabeça e a coloca diante do trono de Deus. E todos eles proclamam:
«Senhor, nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder. Porque tu criaste todas as coisas. Pela tua vontade elas começaram a existir e foram criadas.»" (Apocalipse 4:10)
"Quem não temeria, Senhor, e não glorificaria o teu nome?
Sim! Só tu és santo! Todas as nações virão ajoelhar-se diante de ti, porque tuas justas decisões se tornaram manifestas!" (Apocalipse 15:4)
Diante de tantos respaldos bíblicos, pouco comentário se faz necessário para concluirmos qual a melhor postura no ato da oração. Se os Anciãos, que são seres muito superiores a nós humanos, se ajoelham diante de Deus lá no céu, quem somos nós para fazer diferente? Não que orar em pé seja pecado, existem conveniências. Dependendo da situação, podemos orar em pé, sentado ou até deitado. Em caso de enfermidade, por exemplo. Mas se temos condição de nos ajoelhar ou nos prostrar, porque não?
"Naqueles dias Ezequias ficou doente, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará".
Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor." (Isaías 38:1,2)
Reverência Sempre e Nunca Confiar na Própria Justiça
"Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas que gostam de orar em pé, nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa." (Mateus 6:5)
9 "Para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: 10 "Dois homens subiram ao Templo para orar; um era fariseu, o outro era cobrador de impostos. 11 O fariseu, de pé, orava assim no seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço, porque não sou como os outros homens, que são ladrões, desonestos, adúlteros, nem como esse cobrador de impostos. 12 Eu faço jejum duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. 13 O cobrador de impostos ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’ 14 Eu declaro a vocês: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva, será humilhado, e quem se humilha, será elevado." (Lucas 18)
Jesus criticou a postura dos fariseus, que gostavam de orar em pé. Além da falta de reverência, se exaltavam diante de Deus confiando em suas obras, e também oravam para se exibir diante dos homens.
"Quem esconde suas faltas, jamais tem sucesso; quem as confessa e deixa, alcança o perdão." (Provérbio 28:13)
Nunca esqueça!
A mulher deve cobrir a cabeça para orar, o homem não.
4 "Todo homem que ora ou profetiza de cabeça coberta, desonra a sua cabeça. 5 Mas toda mulher que ora ou profetiza de cabeça descoberta, desonra a sua cabeça; é como se estivesse com a cabeça raspada. 6 Se a mulher não se cobre com o véu, mande cortar os cabelos. Mas, se é vergonhoso para uma mulher ter os cabelos cortados ou raspados, então cubra a cabeça (ponha o véu). 7 O homem não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e a glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem. 10 Sendo assim, a mulher deve trazer sobre a cabeça o sinal da sua dependência, por causa dos anjos.

Clique aqui e veja a ordenança bíblica sobre o uso do véu.