
Tradição Divina Transmitida por Paulo
O Véu Feminino
"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei."
O Véu Feminino
Com uma minuciosa analise em 1 Coríntios 11, compreendemos sem nenhuma dificuldade que as mulheres devem se cobrir com um véu de tecido, todas as vezes que forem orar ou profetizar. Já o homem, não deve cobrir a cabeça nessas ocasiões.
(1 Coríntios 11)
1 "Sejam meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. 2 Eu elogio vocês, porque em todas as ocasiões se lembram de mim, e porque conservam as tradições conforme eu transmiti."
Portanto a tradição de as mulheres orarem com o véu não é peculiar aos habitantes de Coríntios, mas sim do povo de Deus. Paulo é defensor da tradição como fiel imitador de Cristo, ele elogiou a Igreja de Coríntios por conservá-la.
3 "Todavia, quero que vocês saibam que a cabeça de todo homem é Cristo, que a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça de Cristo é Deus."
No verso 3 Paulo descreve a hierarquia estabelecida por Deus, que é a cabeça de Cristo. Cristo a cabeça do homem e o homem a cabeça da mulher. Essa é a ordem que Deus estabeleceu para o perfeito andamento das coisas e das tomadas de decisão. Cristo segue a vontade de Deus, o homem deve seguir a vontade de Cristo, e a mulher deve seguir a vontade do marido, sendo-lhe submissa. Infelizmente, nos dias atuais esses valores tem sido deturpados e questionados por teorias feministas, que seguindo o comportamento rebelde do maligno, não aceitam se submeter a essa hierarquia. Alegam querer direitos iguais e outros argumentos vazios, no intuito de quebrar a ordem estabelecida por Deus.
4 "Todo homem que ora ou profetiza de cabeça coberta, desonra a sua cabeça. 5 Mas toda mulher que ora ou profetiza de cabeça descoberta, desonra a sua cabeça; é como se estivesse com a cabeça raspada. 6 Se a mulher não se cobre com o véu, mande cortar os cabelos. Mas, se é vergonhoso para uma mulher ter os cabelos cortados ou raspados, então cubra a cabeça (ponha o véu). 7 O homem não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e a glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem. 10 Sendo assim, a mulher deve trazer sobre a cabeça o sinal da sua dependência, por causa dos anjos.
Aqui vemos claramente que o homem e a mulher devem ter uma posturas diferentes no momento que forem orar ou profetizar. Enquanto a mulher deve cobrir a cabeça, o homem não pode cobrir. Se o homem orar ou profetizar com a cabeça coberta, seja com chapéu, touca, lenço, turbante ou qualquer utensílio, ele estará desonrando a Cristo, que é a sua cabeça. Da mesma forma a mulher, se orar sem estar com o véu.
Quanto ao argumento que o véu descrito por Paulo é o cabelo, não faz o menor sentido, pois ele diz claramente que se trata de algo que cobre a cabeça em ocasiões específicas: oração e profetismo. E não algo de uso contínuo. Como então colocar o cabelo quando for orar ou profetizar? Só se for uma peruca para fazer isso. Veja como ficaria sem sentido o versículo 6, se dissermos que o véu é o cabelo: Se a mulher não se cobre com o cabelo, mande cortar os cabelos. O que Paulo faz é uma analogia comparativa, para termos a noção de quão esquisito é para o mundo espiritual uma mulher orar sem véu. Assim como é estranho e vergonhoso para nós vermos uma mulher com a cabeça raspada, tal é para os anjos de Deus uma mulher que ora ou profetiza sem véu.
Também usar o falso argumento que a tradição de utilizar o véu era apenas para a Igreja de Coríntios, não funciona. Pois como uma tradição de homens faria com que se desonrasse a Cristo? Sendo que Paulo já inicia a instrução dizendo que é ele quem transmite a tradição, e ainda finaliza dizendo que o costume é de todas as Igrejas de Deus, o qual ninguém contesta o uso do véu:
13 Julguem por vocês mesmos: será conveniente que uma mulher ore a Deus sem estar coberta com o véu? 14 A própria natureza ensina que é desonroso para o homem ter cabelos compridos; 15 no entanto, para a mulher é glória ter longa cabeleira, porque os cabelos lhe foram dados como véu. 16 Contudo, se alguém quiser contestar, não temos esse costume, e nem as igrejas de Deus.