top of page
pastores.png

Conservando as santas tradições

Normas de Conduta

Em toda a história humana, os padrões de comportamento foram determinantes na identificação entre os diferentes povos e culturas. As vestimentas, aparências, gestos, saudações e formas de se expressar, são coisas que caracterizam os grupos sociais e os identificam. 

A Saudação

"Saúdem uns aos outros com beijo santo de amor!
Paz a todos vocês que estão em Cristo.
(1 Pedro 5:14)

Nos relatos bíblicos os termos mais utilizados para saudação são: a paz, graça e paz, paz de Cristo. Vemos também várias orientações para nos saudarmos com o ósculo santo, que é a saudação realizada com um beijo no rosto ou nas mãos, como sinal de amor fraterno. Tais formas de saudação são amplamente encontradas nas Escrituras e suas práticas são incentivadas pelos apóstolos.

Ósculo Santo

"Então o Senhor disse a Arão: 'Vá ao deserto encontrar-se com Moisés'. Ele foi, encontrou-se com Moisés no monte de Deus e o saudou com um beijo." (Êxodo 4:27)

"Elas, então, começaram a chorar alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela." (Rute 1:14)

"Então Joabe foi contar tudo ao rei Davi, que mandou chamar Absalão. Ele entrou e prostrou-se com o rosto em terra, perante o rei. E o rei saudou-o com um beijo. (2 Samuel 14:33)

"Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. (Lucas 7:45)

"Saúdem uns aos outros com beijo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam. (Romanos 16:16)

"Todos os irmãos enviam saudações. Saúdem uns aos outros com beijo santo. (1 Coríntios 16:20)

"Saúdem uns aos outros com beijo santo. (2 Coríntios 13:12)

"Saúdem todos os irmãos com beijo santo. (1 Tessalonicenses 5:26)

O Vestuário

O ensino bíblico sobre indumentária cristã é especialmente relevante para os dias de hoje, quando a indústria da moda atua com pouco respeito pela dignidade do corpo humano, criado por Deus.

A exploração da nudez e a sensualidade excessiva, são a base para os padrões de vestimenta do presente século, além do forte estímulo à práticas contrárias aos padrões de vestimentas que distinguem os gêneros: masculino e feminino.

Mas a boa, perfeita e agradável vontade de Deus nos conduz ao recato, modéstia, simplicidade e discrição, na hora de nos vestirmos.

"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que ofereçam vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o vosso culto racional. Não se amoldem aos padrões deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."(Romanos 12:1,2)

"A mulher não usará roupas de homem, e o homem não usará roupas de mulher, porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus." (Deuteronômio 22:5)

"Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras. Mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus." (1 Timóteo 2:9,10)

"No dia do sacrifício de Deus, pedirei contas aos nobres e príncipes e a todos os que se vestem à moda estrangeira." (Sofonias 1:8)

A exposição do corpo e a exibição dos seus moldes, devem ser vetados para que o cristão possa se vestir de maneira conveniente. As mulheres não devem usar roupas curtas, que sejam muito justas ou apertadas. Agindo assim, estarão evitando serem causa de tropeço ou escândalo para algum irmão, que porventura venha a ser tentado por pensamentos, mesmo que de modo involuntário. Também o homem deve evitar a exposição do corpo.

Portanto, é recomendado para os homens o uso de calças compridas e camisas mangas longas. Para as mulheres, o uso de saias ou vestidos bem abaixo dos joelhos e blusas mangas longas, sem decotes. Esses padrões devem ser respeitados principalmente nas ocasiões de cultos e cerimônias espirituais. Camisas com mangas na altura do antebraço, são toleradas para ocasiões de trabalho e afazeres domésticos.

A proibição do uso de calças por partes das mulheres é facilmente compreendida, se analisarmos que essa peça de roupa foi originalmente desenvolvida para o uso masculino. Sabemos que a mulher não deve usar roupas masculinas e vice-versa. Mas há quem diga que existem calças masculinas e calças femininas, o que na prática não é verdade. O que existe é uma adaptação da calça masculina para uso feminino, até porque, o modelo feminino de calças é mais apertado, de maneira à exibir as curvas femininas e a sensualidade, o que é inconveniente. Quanto as regras impostas por empresas e instituições de ensino, cabem às irmãs terem fé, sabedoria e coragem para se sobressaírem a essas provas.

É preciso ter personalidade forte! O uso de joias, brincos, anéis e demais adornos, também não convém, conforme o próprio Senhor nos ordena. Mas se ainda há alguma sombra de dúvidas quanto ao zelo nas nossas vestimentas, basta nos lembrarmos que somos o Templo do Espírito Santo, daí então fica mais fácil discernirmos o que convém.

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Coríntios 3:16)

"A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, que a beleza esteja no ser interior, que não aparece. Beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus. (1 Pedro 3:3,4)

Quanto aos tipos de tecidos, a Palavra de Deus nos recomenda a não usarmos roupas confeccionadas com tecidos mistos. Assim, o ideal é darmos preferência para roupas cuja composição seja em tecido 100%: (algodão, linho, lã, seda, viscose, tricoline, brim, etc). Na hora de comprar roupas, basta olhar nas etiquetas a composição do tecido. Em Levíticos 19:19 temos a instrução e Deuteronômio 22:11 o exemplo.

"Não use roupa de duas espécies de tecido." (Levítico 19:19)

"Não vista roupa mesclada de lã e linho". (Deuteronômio 22:11)

Se alguém achar desnecessária essa ordenança, saiba que; por menor que seja um preceito, com certeza ele tem a sua devida importância. Pois tudo o que o Senhor nos ordena a fazer, é para o nosso próprio benefício..

Homens

Barba e Cabelos

"Não cortem as pontas dos cabelos em redondo e não aparem a barba. (Levítico 19:27)

"Os sacerdotes não raparão a cabeçanão apararão as pontas da barba." (Levítico 21:05)

A própria natureza ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido. (1 Coríntios 11:14)

"Então Hanum pren­deu os mensageiros de Davi, raspou metade da barba de cada um..." "Quando Davi soube disso, enviou men­sageiros ao encontro deles, pois haviam sido profundamente humilhados, e lhes mandou dizer: 'Fiquem em Jericó até que a barba cresça e então voltem para entrar em Jerusalém'. (2Samuel 10:4-5)

"Não raparão a cabeça, nem deixarão o cabelo crescer à vontade, mas usarão o cabelo bem aparado."(Ezequiel 44:20)

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou..." "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto." (Gênesis 1:26-31)

Deus criou todas as coisas e viu que eram boas, mas ao criar o homem à sua imagem e semelhança (com a barba), viu que era muito bom. Se Deus assim fez e viu que era muito bom, quem é o homem para modificar a obra Divina? Um homem que usa barba é uma cópia da imagem de Deus. A barba faz parte da identidade dos homens de Deus, de modo que era extremamente vergonhoso para um homem ter a sua barba raspada, conforme vemos o relato dos homens de Davi (2Samuel 10:4-5). O ato de raspar a barba é sinônimo de rebeldia, de descontentamento e insatisfação com aquilo que Deus fez e viu que era muito bom. É como o vazo de barro, insatisfeito com a sua forma, querer discordar do oleiro e reclamar de algo que não esteja lhe agradando:

"Ai daquele que, sendo apenas um vaso de barro, se atreve a discutir com o seu criador! Por acaso a argila vai dizer ao oleiro: «Que é isso que você está fazendo? Essa vasilha não tem cabo?»" (Isaias 45:9)

Imagem do WhatsApp de 2023-01-03 à(s) 17.07.25.png

Quando ao corte de cabelo masculino, em (Ezequiel 44:20) descreve o padrão ideal: não raspar, deixando a cabeça careca. Nem deixar crescer à vontade, ficando com os cabelos compridos, pois é algo desonroso. Também não deve cortar o cabelo arredondando os cantos, como faziam os antigos monges católicos, ou fazer algum corte extravagante. Para o homem de Deus, convém apenas deixar o cabelo bem aparado.

Mulheres

Cabelos Compridos

"Mas, é vergonhoso para uma mulher ter os cabelos cortados ou raspados. (1Coríntios 11:6)

"No entanto, para a mulher é glória ter longa cabeleira, porque os cabelos lhe foram dados como véu. (1Coríntios 11:15)

"Seus cabelos compridos* são como um rebanho de cabras que vem descendo do monte Gileade. (Cânticos 4:1)

As escrituras nos ensinam que os cabelos da mulher devem ser compridos, e isso motivo de orgulho, inclusive sendo elogiado nos Cânticos de Salomão. Mas ter os cabelos cortados ou raspados, são motivo de vergonha. Não há muito o que argumentar, é a Palavra de Deus que determina. Basta crer e obedecer. Sendo que esses padrões foram estabelecidos por Deus e a própria natureza nos ensina

Adornos

"Ouvindo essas palavras tão duras, o povo começou a chorar, e ninguém se enfeitou com joias. É que Deus tinha dito a Moisés: "Diga aos filhos de Israel: ‘Vocês são um povo de cabeça dura. Se eu os acompanhasse por um momento, eu os exterminaria. Por isso, tirem agora as joias que vocês usam, e eu verei o que vou fazer com vocês’." Então os filhos de Israel deixaram seus enfeites, a partir do monte Horeb." (Êxodo 33:4-6)

"Ouvindo essas palavras tão duras, o povo começou a chorar, e ninguém se enfeitou com joias. É que Deus tinha dito a Moisés: "Diga aos filhos de Israel: ‘Vocês são um 

     povo de cabeça dura. Se eu os acompanhasse por um momento, eu os exterminaria. Por isso, tirem agora as joias que vocês usam, e eu verei o que vou fazer com vocês’." Então os filhos de Israel deixaram seus enfeites, a partir do monte Horeb." (Êxodo 33:4-6)

IMG-20230102-WA0059.png

Quanto a enfeites, maquiagens, tinturas e outros tipos de adornos; a recomendação bíblica se resume nessas quatro palavras: recato, modéstia, simplicidade e discrição, evitando a extravagância e o exagero. Sendo que no caso do uso das joias, esse costume foi deixado pelo povo de Israel, durante a peregrinação no deserto. Com sabedoria e discernimento, o servo de Deus consegue distinguir entre o que convém e o que não convém, evitando escândalos e demais situações embaraçosas, que são desnecessárias e não edificam.

bottom of page