Batismo nas Águas
A palavra batismo deriva do verbo grego "baptizo", que significa: imergir ou mergulhar na água. Seguindo a risca o modelo bíblico, os batismos dos membros da nossa Igreja são feitos com imersão em águas correntes, de rios, riachos ou córregos. Esse rito teve origem com o profeta João Batista que, nas águas do rio Jordão, batizava seus discípulos para a remissão dos pecados e anunciava a vinda do Reino de Deus:
1 "Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia: 2 «Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo.» 3 João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: «Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!» 4 João usava roupa feita de pelos de camelo, e cinto de couro na cintura; comia gafanhotos e mel silvestre. 5 Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia, e de todos os lugares em volta do rio Jordão, iam ao encontro de João. 6 Confessavam os próprios pecados, e João os batizava no rio Jordão.7 Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: «Raça de cobras venenosas, quem lhes ensinou a fugir da ira que vai chegar? 8 Façam coisas que provem que vocês se converteram. 9 Não pensem que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’. Porque eu lhes digo: até destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. 10 O machado já está posto na raiz das árvores. E toda árvore que não der bom fruto, será cortada e jogada no fogo. 11 Eu batizo vocês com água para a conversão. Mas aquele que vem após mim é mais forte do que eu. E eu não sou digno nem de tirar-lhe as sandálias. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo. 12 Ele terá na mão uma pá: vai limpar sua eira, e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga.» A justiça vai ser realizada.
13 Jesus foi da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João, e ser batizado por ele. 14 Mas João procurava impedi-lo, dizendo: «Sou eu que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?» 15 Jesus, porém, lhe respondeu: «Por enquanto deixe como está! Porque devemos cumprir toda a justiça.» E João concordou. 16 Depois de ser batizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele. 17 E do céu veio uma voz, dizendo: «Este é o meu Filho amado, que muito me agrada»." (Mateus 3)
Jesus não precisava ser batizado para remissão dos pecados, mas como fiel observador da Lei de Deus e cumpridor da justiça, recebeu o batismo de João Batista, nos dando o exemplo. Ele não só nos deu o exemplo, como também deu a ordem para a missão Ide:
"Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre convosco, até o fim dos tempos". (Mateus 28:19,20)
"E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:15,16)
Aqui vemos claramente que o batismo deve ser feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Também nos mostra o batismo como quesito importante para a nossa salvação.
Importância do Batismo
"Em Cristo vocês foram circuncidados com uma circuncisão não feita por mãos humanas, mas com a circuncisão de Cristo, a qual consiste em despojar-se do corpo carnal. Vocês foram sepultados no batismo com Ele, e nele vocês foram também ressuscitados mediante a fé no poder de Deus, que ressuscitou Cristo dos mortos." (Colossenses 2:11-12)
"Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade te digo; que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5)
1 "Que diremos então? Devemos permanecer no pecado para que haja abundância da graça? 2 De forma nenhuma! Uma vez que já morremos para o pecado, como poderíamos ainda viver no pecado? 3 Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? 4 Pelo batismo fomos sepultados com ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da glória do Pai, assim também nós possamos caminhar numa vida nova. 5 Se permanecermos completamente unidos a Cristo com morte semelhante à dele, também permaneceremos com ressurreição semelhante à dele. 6 Sabemos muito bem que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo, para que o corpo de pecado fosse destruído e assim não sejamos mais escravos do pecado. 7 De fato, quem está morto, está livre do pecado. (Romanos 6)
"E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome de Jesus." (Atos 22:16)
"Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor. De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar." (Miquéias 7:18,19)

Purificação espiritual, limpeza de consciência, crucificação com Cristo, sepultamento do pecado e novo nascimento; são o ponto chave do batismo. Quando somos batizados nas águas de um rio, deixamos ali nossos pecados. As águas correm para os mar e levam nossos pecados, confirmando a profecia de Miqueias, lançando os pecados no mar do esquecimento.
É um ato de confirmação da Fé e decisão de seguir a Jesus Cristo, andando em novidade de vida. Todas as más práticas, paixões, desejos e demais obras infrutíferas da carne, devem ser deixadas de uma vez por todas. O batismo é a nova circuncisão, que marca o coração do cristão.
O dilúvio no tempo de Noé, e a travessia do mar vermelho liderada por Moisés, simbolizam batismos que marcavam a mudança de um novo tempo para o povo de Deus. O batismo é um novo começo, a marca de um novo modo de viver:
"Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar. Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar.
(1 Coríntios 10:1,2)
"Falo das pessoas que foram rebeldes outrora, nos tempos de Noé, quando Deus demorava para castigar o mundo. Enquanto isso, Noé construía a arca, na qual somente oito pessoas foram salvas por meio da água. Aquela água representava o batismo que agora salva vocês; não se trata de limpeza da sujeira corporal, mas do compromisso solene de uma boa consciência diante de Deus, mediante a ressurreição de Jesus Cristo." 1 Pedro 3:20,21
Quem Pode ser Batizado?
"Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: 'Olhe, aqui há água. Oque me impede de ser batizado?' Disse Filipe: 'Você pode, se crê de todo o coração'. O eunuco respondeu: 'Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus'." (Atos 8:36,37)
"Façam coisas que provem que vocês se converteram." Mateus 3:8
"Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado." Marcos 16:16
"Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas." Atos 2:41
Reconhecer a condição pecaminosa, se arrepender, confessar e se converter, aceitando Jesus Cristo como salvador, são os primeiros passos para que possamos receber o batismo. Sendo isso apenas o começo de uma nova vida e a conversão continua por toda a vida. É preciso produzir frutos dignos de arrependimento, conforme a exortação que João Batista fez aos fariseus.
Significados do Batismo
-
Morte para o pecado e o modo de viver mundano.
-
Nascimento da água e do Espírito para entrar no reino de Deus.
-
Purificação dos pecados e limpeza espiritual.
-
Condição para ressuscitar com Cristo.
-
Confissão pública de Fé, alistamento aos serviço cristão.
O Batismo e o Lava Pés
O Batismo simboliza a purificação do pecado no começo da vida cristã. Semelhantemente, o ato do Lava Pés, realizado na cerimônia da Santa Ceia, representa a continuidade desse processo de purificação e limpeza espiritual, através do sangue de Cristo, removendo as sujidades no coração do cristão. Sujidades causadas por algum pecado que porventura venha a ser cometido após o batismo, e também as máculas que ainda mancham o caráter do cristão. Assim, o batismo seria uma espécie de "faxina geral", e o lava pés seria o trabalho de "manutenção, conservação" dessa limpeza.
"Disse Jesus: 'Quem já se banhou só precisa lavar os pés; no mais está todo limpo'." (João 13:10)
Portanto, o batismo, o lava-pés e a santa ceia não conferem graça, mas são um testemunho público de uma experiência anteriormente iniciada. O batismo é um ato público, no qual declaramos em símbolo que a morte de Cristo se tornou nossa, e que fomos por ela regenerados; o lava-pés simboliza a negação do próprio eu e a progressiva e contínua experiência da purificação mediante a aplicação dos méritos do sacrifício de Cristo na vida do crente; e a santa ceia simboliza a atuação do poder santificador da morte de Cristo na vida dos crentes, apontando para a segunda vinda de Cristo e a final erradicação do pecado.
O que te impede de aceitar a Cristo e ser Batizado?
4 "Ou será que você despreza a riqueza da bondade de Deus, da sua paciência e generosidade, desconhecendo que a bondade Dele convida você à conversão? 5 Pela teimosia e dureza de coração, você está amontoando furor contra si mesmo para o dia da ira, quando o justo julgamento de Deus vai se revelar" (Romanos 2)
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." (Apocalipse 2:7)
Se você ainda não faz parte dessa grande família em Cristo Jesus e sentiu em seu coração o desejo de conhecer mais sobre a essa doutrina de salvação estamos a sua disposição para ajuda-lo no que for preciso. Entre em contato conosco ou procure uma congregação mais próxima de você.
