top of page
caridade

Um conjunto que conduz à salvação

Amor, Fé e Obras

Disse Jesus: "Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos." (João 14:15).

 

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

Amor, Graça, Fé e Obras

“Ora, a fé é a certeza daquilo que se espera, e a convicção das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1)

Ter Fé é acreditar no que não se vê. É ter a certeza de que Deus existe e que cumprirá Sua palavra. É confiança sem espaço para dúvidas. É necessário crer no caráter de Deus, e como consequência dessa crença, crer também nas promessas que Ele faz para nossas vidas, tendo a certeza de que Ele fará o que diz, seja no cumprimento das Escrituras Sagradas ou atendendo as petições que fazemos através da oração, em nome de Jesus Cristo.

"Mantendo os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé." (Hebreus 12:2)

 

"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6).

 

"E o Seu mandamento é este: que tenhamos fé no nome do seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, conforme ele ordenou." (IJoão 3:23).

 

"O justo viverá pela fé, mas se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Hebreus 10:38)

 

"Porque andamos por fé, e não por vista" (2 Coríntios 5:7).

 

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

"Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma!

Pelo contrário, pela fé nós confirmamos a lei." (Rm 3:31)

"Aquele que desvia os seus ouvidos de ouvir a Lei, até a sua oração será abominável." (Provérbios 28:9)

A Fé nos motiva a guardar a Lei

As religiões ensinam que o homem faz boas obras para ser salvo, enquanto a Palavra ensina que fazemos boas obras porque já somos salvos. As religiões exaltam ao homem, diminuindo tamanho sacrifício de Cristo na cruz, pois acham que podemos merecer a salvação. Mas o Evangelho exalta a Deus, pois reconhece que seria impossível pagar o que foi comprado por Cristo na cruz. Religiões são motivadas pela culpa, mas o Evangelho pela Graça. Obras são muito importantes, mas como resposta de gratidão pelo que Deus já fez por nós em Cristo. É um dever de consciência.

Disse Jesus:

"Em verdade vos digo que aquele que crê em mim, fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai." (João 14:12)

Somos salvos somente pela fé ou pelas obras também?

Existe conflito entre os textos de Paulo e Tiago?

Paulo disse que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo. Tiago afirma que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

Acaso a Bíblia se contradiz?

1.  Perspectiva de Paulo

Só fé em Jesus Cristo salva, sem o acréscimo de obras. O texto bíblico é unânime, do início ao fim: Não há nada em nós capaz de merecer a vida eterna.    

"Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou." (Tito 3:5)

 

"Por isso ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à Lei? Não, mas no princípio da fé. Pois cremos que o homem é justificado pela fé, independente das obras da Lei." (Romanos 3:21-28)

 

"Aquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, a fé lhe é creditada como justiça."

(Rm 4:5)

 

"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada." (Gálatas 2:16)

Quando lemos esses textos, só podemos concluir que a salvação é obra de Deus, independente das obras humanas, para que somente Deus receba toda a glória. A fé não é uma obra, mas uma resposta à obra prévia de Deus no coração humano. Significa receber um presente dado por Deus. Ninguém se vangloria por estender a mão para receber um presente. A glória pertence àquele que a doou. Inclusive, à luz desse presente de valor inestimável, qualquer tentativa de comprá-lo diminui o tamanho do sacrifício feito por Cristo para torná-lo possível.

2.  Perspectiva de Tiago

A verdadeira fé em Jesus nunca fica só, mas se confirma em obras. Se somos salvos pela fé, confirmamos nossa gratidão na prática.

"Meus irmãos, se alguém diz que tem fé, mas não tem obras, que adianta isso? Por acaso a fé poderá salvá-lo?  Por exemplo: um irmão ou irmã não têm o que vestir e lhes falta o pão de cada dia.  Então alguém de vocês diz para eles: “Vão em paz, se aqueçam e comam bastante”; no entanto, não lhes dá o necessário para o corpo. Que adianta isso? Assim também é a fé: sem as obras, ela está completamente morta. Alguém poderia dizer ainda: “Você tem a fé, e eu tenho as obras. Pois bem! Mostre-me a sua fé sem as obras, e eu, com as minhas obras, lhe mostrarei a minha fé.” Você acredita que existe um só Deus? Muito bem! Só que os demônios também creem, e estremecem! Insensato, quer ver como a fé sem as obras não tem valor?  Quando nosso pai Abraão ofereceu o filho Isaac sobre o altar, não foi pelas obras que ele se tornou justo?  Vocês podem perceber que a fé cooperou com as obras dele, e que pelas obras essa fé se tornou perfeita.  E assim se cumpriu a Escritura que diz: “Abraão acreditou em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.” E Abraão foi chamado amigo de Deus. Como vocês estão vendo, o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. Do mesmo modo, a prostituta Raab: ao dar hospitalidade aos mensageiros e ao fazê-los voltar por outro caminho, não foi ela justificada pelas suas obras? De fato, do mesmo modo que o corpo sem o espírito é cadáver, assim também a fé: sem as obras ela é morta. (Tiago 2:14-26)

Tiago combate a ideia de que uma pessoa genuinamente convertida a Deus possa continuar sua vida com as mesmas práticas, como se nada tivesse acontecido. A salvação verdadeira implica em mudança radical de vida, mudança de hábitos, práticas e costumes, pela obra do Espírito Santo que habita no cristão, pela compreensão de tudo que Cristo fez por nós na cruz. Tiago não nos chama para “fabricar” obras, acrescentar itens na nossa lista de afazeres espirituais. O ponto é que uma fé verdadeira, que vem de Deus, que trouxe nova vida pelo Espírito Santo, naturalmente produz o fruto de boas obras. Temos parte no processo, sim. Cooperamos com a graça de Deus na produção de boas obras. Paulo diz a mesma coisa:

"Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2 Corintios 5:17)

Num certo sentido, Paulo descreve como o homem é justificado diante de Deus, enquanto Tiago descreve como o homem demonstra sua justificação diante dos homens. Um fala da perspectiva vertical enquanto o outro, da horizontal. A fé que salva rompe-se em obras. Esse é o ensino unânime das Escrituras: Primeiro fé, depois obras. Mas as obras não nos santificam. Mesmo depois da salvação, a vida cristã se vive pela fé, e não pelas obras.

 

As obras são uma resposta de gratidão, produzidas em nossas vidas pelo Espírito Santo. Veja como Paulo concorda com Tiago quanto à importância de obras como resultado da salvação pela fé:

"Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:10)

Tiago nos lembra de que: a fé verdadeira, que abraça Jesus e Sua obra na cruz como a única esperança de vida eterna, não pode ficar só. Infelizmente, algumas pessoas afirmavam fé em Jesus, mas é uma fé sem frutos, sem obediência. Crer sem obedecer não adianta:

"Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Mas até os demônios creem, e estremecem!" (Tiago 2:19)

O próprio Jesus declara que aquele que tiver Fé, também fará as obras que Ele fez. As obras de Jesus se baseiam em Amor, Misericórdia e Obediência. Tiago afirma que a Fé sem obras está morta. Portanto, a Fé é confirmada pela obediência a Deus, pelo cumprimento da Sua vontade, que é a guarda dos Seus mandamentos.

 

A Fé nos motiva a praticar a Obras, as Obras dão vida a Fé, e a Fé dá acesso a GraçaÉ a Graça que nos salva, mas uma coisa está ligada a outra. Sabemos que as Obras em si não salvam, mas combinadas com a Fé, nos conduz a Graça de Cristo, e por Ele somos salvos. Só Jesus Cristo salva!

 

Paulo e Tiago estão falando em dois contextos diferentes.  Paulo combate a ideia de que o homem possa fazer algo em si mesmo, que o torne digno de ser salvo. Tiago luta contra aqueles que acham que a fé dispensa a obrigação de praticar as obras da Lei. Para ambos, a fé em Cristo Jesus é o meio da salvação.

Paulo combate o VANGLORISMO, enquanto Tiago combate a NEGLIGÊNCIA.

"De fato, do mesmo modo que o corpo sem o espírito é cadáver, assim também, a fé sem as obras está morta." (Tiago 2:26)

"Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, pela fé nós confirmamos a lei." (Romanos 3:31)

"Porque pela graça sois salvos medinate a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;

não de obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8,9)

Fazer Tudo com Amor

"Se alguém possui bens materiais e, vendo o seu irmão em necessidade, nega-lhe ajuda, como pode o amor de Deus permanecer nele? Meus filhinhos, não amemos com palavras, nem de língua, mas com obras e em verdade." (1 João 3:17-18)

Assim como a Fé, o Amor também é comprovado na prática. De nada adianta dizer que ama alguém e não fazer nada que comprove esse amor. É preciso agir, para que o amor se realize em nós. Lembrando que o amor não tem fronteiras, devemos amar a todas as pessoas, em especial os nossos irmãos na Fé.

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade." (João 14:15-17)

Guardar os mandamentos, obedecer a Sua Lei, rejeitar o pecado; são atitudes que comprovam nosso amor à Deus. Perdoar as ofensas, levar a mensagem de salvação, pagar o mal com o bem, ajudar alguém que precisa e outros gestos de caridade; são provas de amor ao próximo.

"Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." (1 João 4:8)

 

"Assim, permanecem agora três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém, a maior delas é o amor."

(1 Coríntios 13:13)

 

"Sobretudo, amemos uns aos outros, porque o amor cobre multidão de pecados." (1 Pedro 4:8)

 

"Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. (1 João 4:20)

 

"Tudo o que fizerem, façam com amor, como para o Senhor, e não para os homens." (Colossenses 3:23)

"9 Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor." "13 Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. 14 Vocês serão meus amigos, se guardarem os meus mandamentos." (2 João 15)

"12 O ódio provoca rixas, mas o amor cobre todos os pecados." (Provérbios 10)

"8 Sobretudo, conservem entre vocês um grande amor, porque o amor cobre uma multidão de pecados. 9 Pratiquem a hospitalidade uns com os outros, sem murmurar." (1 Pedro 4)

"38 Nada nos separa do amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo, nosso Senhor." (Romanos 8)

"13 O amor não pratica o mal contra o próximo, pois o amor é o pleno cumprimento da Lei." (Romanos 13)

"15 Não amem o mundo e nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (Romanos 13)

"10 Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal." (1 Timóteo 6)

"7 Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. 8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." (1 João 4)

"1       Ainda que eu falasse línguas,

as dos homens e dos anjos, 

se eu não tivesse o amor,

seria como sino ruidoso ou

como címbalo estridente.

2         Ainda que eu tivesse o dom da profecia,

o conhecimento de todos os mistérios

e de toda a ciência;

ainda que eu tivesse toda a fé,

a ponto de transportar montanhas,

se não tivesse o amor,

eu não seria nada.

3         Ainda que eu distribuísse

todos os meus bens aos famintos,

ainda que entregasse

o meu corpo às chamas,

se não tivesse o amor,

nada disso me adiantaria.

4         O amor é paciente,

o amor é prestativo;

não é invejoso, não se ostenta,

não se incha de orgulho.

5         Nada faz de inconveniente,

não procura seu próprio interesse,

não se irrita, não guarda rancor.

6         Não se alegra com a injustiça,

mas se regozija com a verdade.

7         Tudo desculpa, tudo crê,

tudo espera, tudo suporta.

8         O amor jamais passará.

As profecias desaparecerão,

as línguas cessarão,

a ciência também desaparecerá.

9         Pois o nosso conhecimento é limitado;

limitada é também a nossa profecia.

10        Mas, quando vier a perfeição,

desaparecerá o que é limitado.

11        Quando eu era criança,

falava como criança,

pensava como criança,

raciocinava como criança.

Depois que me tornei adulto,

deixei o que era próprio de criança.

12        Agora vemos como em espelho

e de maneira confusa;

mas depois veremos face a face.
Agora o meu conhecimento é limitado,

mas depois conhecerei

como sou conhecido.

13        Agora, portanto, permanecem

estas três coisas:

a fé, a esperança e o amor.

A maior delas, porém, é o amor." (1 Coríntios 13)

bottom of page