top of page
Mercado do distrito turco

Comer Carne é Pecado?

Alimentação Cristã

Disse Jesus: "Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos." (João 14:15).

 

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão." (Êxodo 20:1-17)

 A Reforma de Saúde

A alimentação é um dos temas mais complexos e delicados de se tratar no ambiente religioso, por isso é preciso muita cautela e sabedoria para tratar desse assunto. A Igreja Adventista UVM é defensora da alimentação vegetariana. Com muito amor e paciência, procuramos manter uma convivência pacifica, respeitosa e compreensiva. Sempre buscando conscientizar a todos sobre a importância de se adquirir uma vida mais saudável, através da boa alimentação. Somos aquilo que comemos e a reforma de saúde é uma das principais teses defendidas por nós, sempre respeitando as diferenças de pensamento, evitando julgar os que se opõe a essa realidade.

Temos visto nesses dias o grande crescimento e disseminação da dieta vegana como uma alternativa para uma vida mais saudável. Isso é um sinal de que as pessoas estão reconhecendo a necessidade de se alimentarem cada vez melhor. 

1 "Acolham o fraco na fé, sem lhe criticar os escrúpulos. 2 Um acredita que pode comer de tudo; outro, sendo fraco, só come legumes. 3 Quem come de tudo, não despreze quem não come. E quem não come, não julgue aquele que come, porque Deus o acolhe assim mesmo. 4 Quem é você para julgar um servo alheio? Se ele fica de pé ou cai, isso é lá com o patrão dele; mas ele ficará de pé, pois o Senhor é poderoso para o sustentar." (Romanos 14)

A compreensão dessa orientação de Paulo, facilita toda a convivência entre quem come e quem não come carne. Ser tolerante, aprender a conviver com certas diferenças são fundamentais para a vida cristã. Não podemos viver como se fôssemos donos da vida do nosso irmão, somos todos servos.

6 "Quem come de tudo, o faz em honra do Senhor, porque agradece a Deus. E quem não come, não come em honra do Senhor, e também agradece a Deus. 7 Porque nenhum de vocês vive para si mesmo, e ninguém morre para si mesmo. 8 Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. 10 Quanto a você, por que julga o seu irmão? E você, por que despreza o seu irmão? Todos nós devemos comparecer diante do tribunal de Deus. 11 Porque a Escritura diz: «Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará glória a Deus.» 12 Portanto, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. 13 Paremos, portanto, de julgar uns aos outros. Ao contrário, preocupem-se em não ser causa de tropeço ou escândalo para o irmão." (Romanos 14)

Nunca julgar alguém pelo que come e jamais desprezar alguém por não comer algo. Nossa preocupação é de não sermos motivo de tropeço ou escândalo para o irmão, cientes que devemos prestar contas de nós mesmos a Deus.

15 Se, por questão de alimento, você deixa seu irmão triste, você não está agindo com amor. Portanto, o alimento que você come não seja causa de perdição para aquele por quem Cristo morreu. 16 Não deem motivo para outros falarem mal daquilo que é bom para vocês. 17 O Reino de Deus não é questão de comida ou bebida; é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. 18 Quem serve a Cristo nessas coisas, agrada a Deus e é estimado pelos homens. 19 Portanto, busquemos sempre as coisas que trazem paz e edificação mútua. 20 Não destrua a obra de Deus por uma questão de comida! Todas as coisas são puras. Mas é mau para um homem comer provocando escândalo. 21 É melhor não comer carne, nem beber vinho ou qualquer outra coisa, quando isso é ocasião de tropeço, escândalo e queda para o irmão. (Romanos 14)

Devemos sempre buscar as coisas que promovem a edificação mútua, sempre agindo com amor para não entristecer ao irmão por questões secundárias. Melhor não comer carne, nem consumir bebidas alcóolicas, nem ter qualquer outro tipo de comportamento, que seja motivo de tropeço, queda ou escândalo para o irmão. Fazendo assim, estamos agindo com amor. Portanto, por amor ao irmão que se escandaliza, a palavra nos aconselha a deixarmos de comer carne.

Comer Carne é Pecado?

14 "Sei e estou convencido no Senhor Jesus: nada é impuro por si mesmo. Mas, se alguém acha que alguma coisa é impura, essa coisa se torna impura para ele. 22 Guarde para você, diante de Deus, a convicção que você tem. Feliz aquele que não condena a si mesmo na decisão que toma. 23 Mas quem duvida e assim mesmo toma o alimento é condenado, pois seu comportamento não provém de uma certeza. E tudo o que não provém de uma certeza é pecado. (Romanos 14)

Conforme está escrito, se alguém tem dúvida ou acredita que comer carne é pecado, essa pessoa comete pecado se comer, pois seu comportamento não provem de Fé. Paulo nos exorta a termos plena certeza daquilo que cremos.

 

Mas segundo os conselhos da Srª Hellen White, comer carne não é um hábito conveniente para o povo de Deus nos últimos dias, e portanto os cristãos devem deixar de comer carne. Sendo essa abstinência considerado como o "jejum do período expiatório" que se iniciou em 1844, quando Jesus Cristo começou a oficializar no segundo compartimento do santuário celestial. Também por respeito a vida dos animais, esse é o posicionamento oficial do ministério da Igreja, sendo o vegetarianismo uma prática que compõem a nossa doutrina.

Separação entre Animais Puros e Impuros

QUADRUPEDES - 1 "Javé falou para Moisés e Aarão: 2 «Digam aos filhos de Israel: São estes os quadrúpedes que vocês poderão comer dentre todos os animais terrestres. 3 Vocês poderão comer todo animal que tem o casco fendido, partido em duas unhas, e que rumina. 4 Dentre os que ruminam ou têm o casco fendido, vocês não poderão comer as seguintes espécies: o camelo, pois, embora seja ruminante, não tem o casco fendido; ele deve ser considerado impuro. 5 Considerem impuro o coelho, pois, embora seja ruminante, não tem o casco fendido. 6 Considerem impura a lebre, pois, embora seja ruminante, não tem o casco fendido. 7 Considerem impuro o porco, pois, apesar de ter o casco fendido, partido em duas unhas, não rumina. 8 Não comam a carne desses animais, nem toquem o cadáver deles, porque são impuros." (Levítico 11)

PEIXES - 9 "De todos os animais aquáticos, vocês poderão comer os que têm barbatanas e escamas, e vivem na água dos mares e rios. 10 Mas todo aquele que não tem barbatanas e escamas e vive nos mares ou rios, todos os animais pequenos que povoam as águas, e todos os seres vivos que nelas se encontram, vocês considerarão imundos. 11 Eles são imundos; por isso, não comam sua carne e considerem imundo o cadáver deles. 12 Todo ser aquático que não tem barbatanas e escamas será imundo para vocês." (Levítico 11)

VOADORES - 13 "Das aves, considerem imundas e não comam as seguintes, porque são imundas: o abutre, o gipaeto, o xofrango, 14 o milhafre negro, as diferentes espécies de milhafre vermelho, 15 todas as espécies de corvo, 16 o avestruz, a coruja, a gaivota e as diferentes espécies de gavião, 17 o mocho, o alcatraz, o íbis, 18 o grão-duque, o pelicano, o abutre branco, 19 a cegonha e as diferentes espécies de garça, a poupa e o morcego. " (Levítico 11)

ALADOS - 20 "Todos os animais alados, que caminham sobre quatro pés, serão imundos para vocês. 21 De todos os insetos alados, que caminham sobre quatro pés, vocês só poderão comer aqueles que, para saltar no chão, têm as patas traseiras mais compridas que as dianteiras. 22 Vocês podem comer os seguintes: as diferentes espécies de locustídeos, gafanhotos, acridídeos e grilos. 23 Os outros insetos de quatro pés são imundos." (Levítico 11)

OUTROS - 27 "Todos os animais de quatro patas, que caminham sobre a planta dos pés, serão considerados impuros; quem tocar o cadáver deles ficará impuro até à tarde, 28 e quem transportar o cadáver deles deverá lavar suas roupas, e ficará impuro até à tarde. Considerem impuros esses animais.29 Dos animais que rastejam pela terra, considerem impuros os seguintes: a toupeira, o rato e as diferentes espécies de lagarto, 30 a lagartixa, o crocodilo da terra, o lagarto, o lagarto da areia e o camaleão. 31 De todos os répteis, são esses que vocês considerarão impuros; quem os tocar depois de mortos ficará impuro até à tarde. 41 Todo animal que rasteja no chão é imundo, e não será comido. 42 Tudo o que se arrasta sobre o ventre ou que caminha sobre quatro ou mais patas, isto é, todos os répteis que rastejam pelo chão, nenhum deles é comestível, porque são imundos. 43 Não se tornem imundos com nenhum desses répteis que rastejam. Não se contaminem com eles e não sejam contaminados por eles. 44 Eu sou Javé, o Deus de vocês. E vocês foram santificados e se tornaram santos, porque eu sou santo. Portanto, não se tornem impuros com nenhum desses répteis que rastejam pelo chão. 45 Eu sou Javé, que os tirei do Egito, para ser o Deus de vocês: sejam santos, porque eu sou santo. 46 Essa é a lei sobre os animais terrestres, as aves e todo animal que se move na água ou rasteja sobre a terra.

 

47 Essa lei ensina a separar o impuro do puro, os animais que se podem comer, dos que não se podem comer»." (Levítico 11)

Proibição de Alimentos Consagrados à Ídolos e o Sangue

"Quem comer sangue será eliminado do meio do seu povo". (Levítico 7:27)

 

"Mas não comam o sangue, porque o sangue é a vida, e vocês não poderão comer a vida com o sangue. (Deuteronômio 12:23)

 

"Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não impor sobre vocês nenhum fardo, mas apenas as coisas indispensáveis: abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas e das uniões ilegítimas. Vocês farão bem se evitarem essas coisas. Saudações!" (Atos 15:28-29)

 

"Quanto aos pagãos que abraçaram a fé, já escrevemos a eles sobre nossas decisões: abster-se de carnes imoladas aos ídolos, de carnes sufocadas e de uniões ilegítimas." (Atos 21:25)

Comer alimento que tenha sido consagrado a algum ídolo, comer o sangue ou carne sufocada são expressamente proibídos.

Reforma de Saúde Vai Além do Vegetarianismo

Não é somente deixar de comer carne que a reforma de saúde vai acontecer. Uma boa alimentação vai além do vegetarianismo. O consumo de produtos processados industrialmente, condimentos químicos, conservantes, açucares, gorduras trans, excesso de sódio e diversas outras substâncias, devem ser levados em consideração. Equilíbrio é a palavra chave.

Devemos dar preferência aos alimentos de preparo natural, dando preferência a temperos simples como o alho e sal, evitando o uso de condimentos artificiais. Buscar sempre uma maior variedade de tipos de alimentos. Optar pelo leite de vaca mais natural, aquele vendido por leiteiros ou o de saquinho Tipo C. Leite de caixinha deve ser banido, é química pura (Formol, Soda Caustica). Reduzir a fritura e o consumo de produtos industrializados, pré-prontos. Também atentar para a higiene no preparo e a conservação dos alimentos, além de bons modos a mesa, evitando a glutonaria.

Junto com a boa alimentação, precisamos também ter hábitos saudáveis, evitando o sedentarismo, o estresse e procurar dormir bem. Existem vários sites e blogs sobre o tema que podem ser consultados. Mas de todas as atitudes que podemos tomas para viver melhor, a principal delas é eliminar o pecado de nossas vidas. O pecado é o maior mal a nossa saúde.

Veja o estudo completo sobre os 7 Períodos da Alimentação do Povo de Deus clicando aqui.

bottom of page